quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Atividade 3.3 a 3.9

https://docs.google.com/leaf?id=0BxNTrfxl4pMGOWFkNDRlMjMtNTU5My00OGIxLWIwMjMtMmE4NjExZjlhNWU2&hl=p
t_BR

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Atividade 4.8

Atividade 4.2

As possibilidades são inúmeras, pois as tecnologias a cada dia estão mais avançadas, elas se superam. Assim esta nos permite saber do fato no mesmo instante, assim ficamos antenados, e também podemos trocar experiências com outros colegas para facilitar nosso aprendizado.

Atividade 3.1

Acho muito dificil isto ocorrer, pois não encontramos salas de aulas homogêneas, assim o aprendizado é mais diversificado, devemos encontrar maneiras para que haja um entendimento melhor dentro desta turma.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Atividade 4.3/4/5

Projeto: Água, a importância para nossas vidas
Este projeto visa ajudar professores e alunos no trabalho de conscientização da população em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma, sua importância para a vida e para a história dos povos. Este projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.
OBJETIVOS:
*Perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;
*Reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;
*Adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
*Levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
*Conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, dentre outros.
RECURSOS:
São atividades, vídeos (internet), DVD, livros, jornais entrevistas com pessoas da família e sociedade, gravuras e mural.
AVALIAÇÃO:
Deverá ser feita de forma contínua, com relatórios descritivos de cada etapa, das discussões do grupo, das atitudes diante do projeto.
CONCLUSÃO:
Espera-se que ao término do projeto as crianças estejam conscientes da importância da água tanto para a vida animal como para a vegetal, que saibam utilizá-la sem desperdício e sem polui-la, levando para seu meio social todos esses aprendizados.

Atividade 4.6

Hábitos alimentares saudáveis
Durante toda semana fizemos visitas na horta comunitária da escola, e ensinamos as crianças a terem prazer em aprender a lidar com a terra, e a cultivarem alimentos saudáveis.
OBJETIVOS:
*Descobrirem o valor nutritivo das hortaliças plantadas;
*Terem responsabilidade, e cuidarem da manutenção da horta coletivamente;
*Descobrir o prazer, em comer alimentos ricos e saudáveis;
*Compreender a importância de uma alimentação saudável.
RECURSOS:
*Água, rastelo, sementes, esterco, câmera digital( registro);
AVALIAÇÃO:
Verificação da mudança dos hábitos alimentares, em casa e na escola.

Plano de aula baseado no roteiro do portal do professor.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

ATIVIDADE 4.7

ATIVIDADE 4.7
O currículo é o conjunto de conhecimentos e práticas a serem realizados em uma instituição de educação específica” supondo selecionar, de tudo aquilo que é possível ensinar, o que vai se ensinar num entorno educativo concreto. O currículo especifica o que, como e quando ensinar e o que como e quando avaliar. Portando é visível as contribuições das tecnologias levando o professor e o aluno a se organizar e produzir conhecimento com o uso de múltiplas linguagens como: escrita, visual, sonora, etc. e a integração deste dois eixos pode se dá através de projetos, colocando em ação planos que antecipa a realidade que ainda não aconteceu.
Reilla / Lucinalva

UNIDADE. 4 .1

Unidade lv
Com base na leitura do txto de Pedro Demo, sobre os desafios da linguagem no século XXLl.
Percebe-se que o fato é que quando as crianças de hoje forem para o mercado de trabalho, elas terão de usar computadores e a maioria das escola não usa, algumas crianças tem acesso à tecnologia e se desenvolvem de uma maneira diferente, gostam menos ainda da escola, porque acham que aprendem melhor na internet, permite uma forma de aprendizado diferente, as próprias crianças trocam informações entre si, a escola esta desse contexto.
LUCINALVA E REILLA